A atuação da fisioterapia, no ambiente hospitalar, em pacientes que sofreram um infarto agudo do miocárdio (IAM) é fundamental para reduzir as complicações, reduzir o tempo de internação, prevenir novos eventos cardiovasculares e promover retorno às atividades diárias o mais precocemente possível.
Com relação à progressão da intensidade dos exercícios de acordo com o equivalente metabólico (MET) e dia de internação hospitalar após um IAM não complicado (condição clínica e hemodinâmica do paciente estáveis), assinale a afirmativa correta.
a) No primeiro e no segundo dia, recomenda-se o repouso e a realização de atividades que não tenham gasto energético, por exemplo, exercícios passivos no leito.
b) No terceiro e no quarto dia, recomenda-se a realização de atividades que progridem para um gasto energético de 2 MET, realizando deambulação inicialmente de 100 até 300 metros.
c) No quinto dia, recomenda-se o gasto energético de 3 a 5 MET, o que compreende, por exemplo, a deambulação entre 300 a 600 metros e subida e descida de cerca de 40 degraus.
d) No sexto dia, recomenda-se atividades com o gasto energético de 5 a 8 MET, por meio, por exemplo, de deambulação entre 600 e 800 metros.