O interdisciplinar é epistemológico, está presente e é mais compatível com o extracurricular, aí na resolução de problemas
práticos como o planejamento, que exige soluções de ordens diversas. Os currículos escolares devem se adaptar naturalmente
a esta visão epistemológica da interdisciplinaridade, mas é nos Institutos de Pesquisas ou nos problemas do dia a dia de um
povo que as soluções interdisciplinares podem ser buscadas e viabilizadas. Hoje, o interdisciplinar carrega ainda alta dose
ideológica como modismo educacional de uma época. Precisamos desmistificar e é preciso, portanto, respeitar, em muitos
casos, o unidisciplinar para não descaracterizar o conteúdo que é próprio de uma ciência.
(CHAUÍ, Marilena Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994.)
Acerca da interdisciplinaridade, especificamente no ensino da filosofia, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Por conter inúmeros temas, muitas vezes com posições antagônicas e dogmatizantes, a filosofia tem estreitas possibilidades
de ser interdisciplinar. ✂️ b) Refletir e investir na interdisciplinaridade e aprofundar em temas do cotidiano é um dos pontos fundamentais no ensino da
filosofia na atualidade. ✂️ c) Nas ciências exatas ou aplicadas, é mais fácil e fértil a pluralidade de temas, o que conduz naturalmente à interdisciplinaridade. Isso não ocorre na filosofia. ✂️ d) A incumbência pedagógica da filosofia é tornar-se informativa e preponderar sob as demais ciências, o que contraria em
parte a ideia de interdisciplinaridade.