A Prefeitura da Cidade Alfa (maior cidade brasileira), optou por inserir, em 2018, aulas de programação e letramento digital nas grades das escolas do município. Esse tipo de conteúdo alinha-se perfeitamente às competências e habilidades previstas, além de refletir uma necessidade das escolas da maior cidade brasileira. Isso é possível porque:
✂️ a) Altera aquilo que está previsto no documento referência da base comum, com autorização do Conselho Nacional de Educação. ✂️ b) Se refere a parte diversificada do currículo que complementa e enriquece a base comum, respeitando características regionais e locais da sociedade. ✂️ c) Pode trazer aos currículos das escolas conteúdos relevantes, a serem definidos pelas próprias redes, instituições e sistemas de ensino, substituindo conteúdos curriculares comuns da base nacional. ✂️ d) Busca formas de suprir as carências e necessidades das escolas brasileiras, que experimentam os mais diferentes contextos, retirando os conteúdos comuns da própria base. ✂️ e) Corresponde a parte diversificada do currículo, numa margem de até 80% dos currículos locais, dos quais, cabe aos profissionais da educação a definição dos conteúdos que são relevantes para a realidade em que estão inseridos.