No que concerne à relação da matemática com a construção da cidadania e aos temas transversais, à luz das competências
e habilidades descritas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), assinale a afirmativa INCORRETA.
✂️ a) A compreensão dos fenômenos que ocorrem no ambiente terá ferramentas essenciais em conceitos e procedimentos
matemáticos, tais como: formulação de hipóteses, realização de cálculos, coleta, organização e interpretação de dados
estatísticos, prática da argumentação etc. ✂️ b) A escola, importante instituição formadora de cidadãos, não pode estabelecer qualquer tipo de diferença em relação à
capacidade de aprendizagem entre alunos de diferentes sexos. Dessa forma, a escola deve acomodar em patamares distintos
os papéis desempenhados por homens e mulheres, conforme padrões socialmente estabelecidos. ✂️ c) A construção e a utilização do conhecimento matemático não são feitas apenas por matemáticos, cientistas ou engenheiros,
mas, de formas diferenciadas, por todos os grupos socioculturais, que desenvolvem e utilizam habilidades para contar,
localizar, medir, desenhar, representar, jogar e explicar, em função de suas necessidades e interesses. ✂️ d) A pluralidade de etnias existente no Brasil apresenta-se para a educação matemática como um desafio. Os alunos trazem para
a escola conhecimentos, ideias e intuições, construídos através das experiências que vivenciam em seu grupo sociocultural. Eles
chegam à sala de aula com diferenciadas ferramentas básicas para, por exemplo, classificar, ordenar, quantificar e medir.