A evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) teve grande impacto na administração
pública. A popularização da internet, que modificou os processos de gestão do aparelho de Estado,
especialmente no que tange aos fluxos comunicacionais, levou a um fenômeno denominado Governo
Eletrônico. O avanço tecnológico possibilitou mudanças na legislação, forçando os governos a gerar,
organizar e disponibilizar informações de modo direto e imediato. Daí a eclosão de portais de governo,
aplicativos para dispositivos móveis e sistemas on-line para oferta de serviços públicos e os portais de
transparência, cenário que trouxe também novos desafios para a administração pública.
Mais do que a gestão direta dos recursos tecnológicos, os governos precisam utilizar as TIC de maneira
a atender as demandas da sociedade, cumprindo seus objetivos finalísticos. O estabelecimento de uma
governança digital demanda novas capacidades da administração pública, entre eles: o engajamento de
diferentes atores no desenvolvimento e implementação de uma estratégia nacional de governo eletrônico;
a necessidade do desenvolvimento de uma estrutura política e legal sobre o tema; além da divisão de
trabalho e a coordenação das atividades entre os vários órgãos governamentais. Com a constituição do
marco legal da transparência pública, a divulgação de informações em portais governamentais tornou-se
um desafio para os setores de Tecnologia da Informação dos governos.
ABDALA. P. R. Z.; TORRES, C. M. S. O. A Transparência como Espetáculo: uma análise dos portais de transparência
de estados brasileiros. Administração Pública e Gestão Social. v. 8, n. 3, jul./set., 2016 (adaptado).
Considerando a relação entre as Tecnologias da Informação e Comunicação e a gestão pública, assinale a
opção correta.
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