Uma das formas mais acessíveis de proporcionar aos
alunos que aprendam a aprender é a utilização da
resolução de problemas. A solução de problemas
baseia-se na apresentação de situações abertas e
sugestivas que exijam dos alunos uma atitude ativa
ou um esforço para buscar suas próprias respostas,
seu próprio conhecimento. A resolução do(s)
problema(s) confere à Educação Matemática a etapa
em que se faz uso de todo o ferramental matemático
disponível. Considerando as informações do texto, avalie as
afirmações a seguir.
I. Os conteúdos matemáticos ganham importância e
significado e, para tanto, precisam estar indicados nos
problemas para que o aluno tenha clareza de quais
conceitos está trabalhando.
II. Os alunos desenvolvem a capacidade de aprender a
aprender habituando-se a determinar por si próprios
respostas às questões que os inquietam, sejam elas
questões escolares ou da vida cotidiana.
III. É suficiente compreender as palavras, a linguagem e
os símbolos apresentados. Não há necessidade de
um plano que permita a sua resolução, isto é, quais
os procedimentos que deverão ser utilizados para que
seja alcançada a meta final.
IV. A maioria das pessoas, inclusive os grandes
matemáticos, a riqueza e os valores que se ligam à
matemática derivam de seu uso no estudar o mundo
real. A matemática é um meio que conduz a uma
solução.
É correto apenas o que se afirma em
✂️ a) I e III. ✂️ b) II e III. ✂️ c) II e IV. ✂️ d) I, II e IV.