Luckesi (2011), no livro “Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições” aponta que a avaliação da aprendizagem escolar vem sendo objeto de constantes pesquisas e estudos. No capítulo III denominado “Verificação ou Avaliação: o que pratica a escola?”, assinale a alternativa que não está de acordo com as proposições do referido autor.
✂️ a) A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino. ✂️ b) A avaliação, tanto no geral quanto no caso específico da aprendizagem, não possui uma finalidade em si, ela subsidia um curso de ação, que visa construir um resultado previamente definido. ✂️ c) A avaliação subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos educandos, tendo em vista garantir a qualidade do resultado que estamos construindo. ✂️ d) Em nossa prática escolar, os resultados da aprendizagem não são obtidos, de início, pela medida, não variando a especificidade e a qualidade dos mecanismos e dos instrumentos utilizados para obtê-la.