O ato de avaliar é uma constante na vida do ser humano, pois, de forma consciente ou inconsciente, estamos sempre nos avaliando e, queiramos ou não, somos avaliados pelos outros a partir de nossas atitudes. Sobre a avaliação na Educação Infantil, assinalar a alternativa INCORRETA:
✂️ a) Os professores da Educação Infantil têm a sua disposição instrumentos naturais e espontâneos para realizarem a avaliação, uma vez que eles podem analisar as observações obtidas a partir do cotidiano das crianças, das brincadeiras que foram propostas pelos docentes ou até mesmo criadas a partir das crianças, dos desenhos produzidos pelas crianças, dos diálogos gerados, por exemplo, a partir das rodas de conversas, entre tantas outras possibilidades existentes. ✂️ b) Segundo Hoffmann (2012), a avaliação mediadora tem como característica a observação individualizada da criança, a ação reflexiva sobre os diversos comportamentos do educando, o planejamento como forma intencional de propor atividades significativas. ✂️ c) A avaliação na Educação Infantil é um conjunto de procedimentos didáticos que se estendem por um longo tempo e em vários espaços escolares, de caráter processual e visando, sempre, a melhoria do objeto avaliado. ✂️ d) A observação não é a metodologia de avaliação adequada na Educação Infantil, pois, nesse nível de ensino, a avaliação tem a função de promoção, mas deve convergir para a tomada de decisão quanto aos rumos do processo de ensino e aprendizagem.