No contexto educacional, a escolha das estratégias de ensino é fundamental, pois reflete a visão que o professor possui sobre como ocorre o processo de aprendizagem. A escolha das estratégias de ensino está intrinsecamente ligada à filosofia educacional do professor e à sua visão sobre como os alunos aprendem de maneira mais eficaz, impactando o engajamento dos alunos e o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto e, observadas as diferenças entre construtivismo e sociointeracionismo, um professor com uma abordagem genuinamente construtivista, planejaria sua aula de “introdução ao ensino de frações”, optando pela seguinte organização didática:
✂️ a) Começar a aula introduzindo o conceito de frações de maneira simples e clara. Definir frações como representações de partes de um todo. Definir o que é esperado dos alunos para ganhar recompensas, como resolver exercícios corretamente. Fornecer aos alunos uma série de exercícios de frações para resolver. Inicialmente, os exercícios devem ser simples e progredir em complexidade à medida em que os alunos demonstram habilidade. ✂️ b) Começar a aula com uma explicação teórica sobre o que são frações, usando quadro-negro ou recursos visuais. Definir termos-chave, como numerador, denominador e fração como parte de um todo. Apresentar exemplos de frações simples, como 1/2, 1/4 e 3/4, demonstrando como representar essas frações visualmente. Distribuir fichas de exercícios com problemas envolvendo frações. Trabalhe em exemplos em sala de aula, com os alunos acompanhando. Pedir aos alunos que resolvam exercícios semelhantes individualmente, usando o que aprenderam na explicação teórica e nos exemplos demonstrados. ✂️ c) Iniciar a aula com uma discussão em grupo sobre a importância das frações em situações cotidianas, como dividir uma pizza , medir ingredientes em receitas ou compartilhar brinquedos. Os alunos compartilham suas experiências pessoais relacionadas a frações. Dividir os alunos em duplas ou pequenos grupos e fornecer a cada grupo materiais como figuras geométricas, cartões com frações, ou problemas envolvendo frações. Os alunos são incentivados a discutir, colaborar e resolver problemas juntos. Após o trabalho em duplas ou grupos, reunir toda a classe para uma discussão em grupo. Cada grupo compartilha suas descobertas, estratégias e soluções. Promover o diálogo e a comparação das diferentes abordagens utilizadas pelos grupos. ✂️ d) Começar a aula fazendo perguntas abertas, como “O que é uma fração?” e “Onde encontramos frações na vida cotidiana?”. Encorajar os alunos a compartilharem suas ideias e experiências com frações. Registrar as respostas no quadro para referência futura. Apresentar aos alunos figuras geométricas simples, como círculos ou retângulos, divididos em partes iguais. Pedir aos alunos que identifiquem e desenhem frações que representem diferentes partes das figuras. Incentivar a discussão e a exploração ativa, permitindo que os alunos experimentem criar frações. Introduzir jogos que envolvam o uso de frações, como quebra-cabeças com peças representando frações; jogos de cartas com frações; ou, atividades em grupo que exigem a divisão de objetos em frações.