Segundo Alícia Fernandez, pode-se observar uma particular modalidade de aprendizagem em cada indivíduo. É a maneira pessoal de aproximar-se do conhecimento. É como uma matriz, um molde, um esquema de operar que o indivíduo utiliza nas diferentes situações de aprendizagem. Tanto para o diagnóstico como para a orientação aos professores, observar a dinâmica da modalidade de aprendizagem trará subsídios para o planejamento institucional, das aulas e intervenções psicopedagógicas. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
✂️ a) Para observar a modalidade de aprendizagem, observa-se a imagem de si como aprendente, o vínculo com o objeto do conhecimento, a história das aprendizagens, a maneira de jogar e a modalidade de aprendizagem familiar. ✂️ b) A autora dividiu, para fins de estudo, as modalidades de aprendizagem em dois movimentos: assimilação e acomodação. ✂️ c) Os problemas de aprendizagem reativos ao sistema educativo não supõem uma alteração na modalidade de aprendizagem que implique em desequilíbrio. ✂️ d) Observa-se que a modalidade de aprendizagem do sujeito na infância está entrelaçada com a “modalidade de aprendizagem familiar”. ✂️ e) Para um paciente que tem problemas para aprender, a modalidade de aprendizagem costuma ser sintomática e, por isso, lhe dificulta aprender. Por outro lado, também algo lhe permitiu e lhe permite aprender. Deve-se investigar como o paciente fez para aprender o que aprendeu.