[...] a questão social apresenta-se como um problema real, a partir do qual pode ser transformado num objeto de conhecimento e intervenção, se decifrada com os aportes da teoria do valor-trabalho, pedra angular da dinâmica da acumulação capitalista.
(MOTA, Ana Elizabete. Questão social e serviço social: um debate necessário. O Mito da assistência Social: ensaios sobre estado, política e sociedade. Cortez, 2010, p.37)
Sobre a questão social o que se pode considerar:
✂️ a) que no atual contexto as formas de exploração e desigualdades sociais são naturalizadas, sendo desnecessária a resistência pela classe trabalhadora. ✂️ b) embora a questão social seja um problema real, o assistente social direciona os indivíduos/famílias as políticas públicas as quais atendem as necessidades vigentes. ✂️ c) ao decifrar a questão social a partir da teoria do valor-trabalho, torna-se objeto de intervenção do assistente social, submerso na perspectiva de análise messiânica. ✂️ d) o debate sobre a questão social e suas expressões são irrelevantes na categoria, mediante as ações adotadas pelo estado. ✂️ e) a questão social por se tratar de um problema real, evidencia a necessidade de um aprofundamento teórico a partir da categoria de análise trabalho.