Prefaciando o livro Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico , Jaan Valsiner afirma que o estudioso de literatura e psicólogo do desenvolvimento “está se tornando um herói das ciências educacionais e sociais de nosso tempo – mais de meio século após sua morte”, mas que “há um certo infortúnio na fama, particularmente na fama póstuma. Nem sempre, ao crescer a fama de uma pessoa, a análise substantiva de suas ideias avança em ritmo correspondente”.
Sobre as ideias de Vygotsky, pode-se afirmar que
✂️ a) um conceito central para a compreensão das concepções vygotskianas sobre o funcionamento psicológico é o conceito de mediação. Mediação é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser indireta e passa a ser mediada por esse elemento. ✂️ b) se o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, então a escola tem um papel essencial na construção do ser psicológico adulto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas. Mas o desempenho desse papel só se dará adequadamente quando, conhecendo o nível de desenvolvimento dos alunos, a escola dirigir o ensino não para etapas intelectuais já alcançadas, mas sim para estágios de desenvolvimento ainda não incorporados pelos alunos, funcionando realmente como um motor de novas conquistas psicológicas. ✂️ c) na sua relação com o meio físico e social, que é mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos no interior da vida social, o ser humano cria e transforma seus modos de ação no mundo. O cérebro é um sistema fechado em constante interação com o meio, com funções pré-definidas, que não se altera no processo de relação do homem com o mundo. ✂️ d) a zona de desenvolvimento proximal refere-se à distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento correto, o caminho que o indivíduo percorre para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornarão funções consolidadas. ✂️ e) o pensamento e a linguagem têm origens similares e se desenvolvem segundo trajetórias análogas e inter-relacionadas, haja vista a estreita ligação entre esses dois fenômenos.