O monitoramento de aprendizagem é a metodologia
que a Secretaria Municipal de Educação de Montes
Claros passou a utilizar, desde 2016, para verificar o
processo de aprendizagem em Língua Portuguesa e suas
Literaturas e Matemática. Composto por duas etapas, esse
monitoramento realiza diagnósticos iniciais e verifica, pela
aplicação de provas diagnósticas, o nível de habilidade dos
alunos na resolução de questões que exigem conhecimentos
de Língua Portuguesa e de Matemática.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente
aspectos relacionados aos instrumentos adotados por
esse monitoramento.
a) Nas provas diagnósticas, verifica-se o nível
de habilidade dos alunos em leitura, escrita,
compreensão, interpretação de textos, números,
operações, álgebra e resolução de problemas.
b) No consolidado de acompanhamento de
aprendizagem, o professor reúne as informações a
serem encaminhadas para o supervisor.
c) Nas fichas condensadas de habilidades,
o supervisor informa para o diretor da escola a
síntese do nível de habilidade dos alunos em Língua
Portuguesa e Matemática.
d) Nas tabelas, o diretor da escola informa para a
Secretaria Municipal de Educação de Montes
Claros o desempenho dos professores em relação
ao ensino dos conteúdos de Língua Portuguesa e
de Matemática.