De acordo com o Referencial Curricular dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Montes
Claros, entre as competências específicas da Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental está “compreender a língua como
fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de
construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem”.
Em um diagnóstico de aprendizagem, o analista curricular precisa identificar a natureza das dificuldades de uso da Língua
Portuguesa.
Nesse contexto, relacione a COLUNA I à COLUNA II, associando os conceitos apresentados no texto com as suas respectivas
descrições.
COLUNA I
1. Fenômeno cultural
2. Variação linguística
3. Identidade linguística
COLUNA II
A. Refere-se à compreensão da língua como uma expressão das tradições, crenças e valores de uma sociedade.
B. Reconhece a diversidade de formas de expressão dentro de uma língua, influenciada por fatores geográficos, sociais e
históricos.
C. Envolve a maneira como os falantes se identificam com sua língua, refletindo sua relação pessoal e coletiva com ela.
Assinale a alternativa que associa corretamente cada conceito à sua descrição correspondente.
✂️ a) 1A 2B 3C ✂️ b) 1B 2C 3A ✂️ c) 1C 2A 3B ✂️ d) 1A 2C 3B