Com os avanços nos estudos sobre as
teorias educacionais, no final da década de
70, a educação física passou a ter contato
com teorias e abordagens contrárias ao
modelo esportivista, que tinha como foco a
aptidão física até então vigente. Assim, são
elaborados então os primeiros pressupostos
teóricos que tentavam romper com o modelo
hegemônico vigente e apontando para novas
Abordagens Pedagógicas da Educação Física
Escolar. Assim, assinale a alternativa correta
sobre a abordagem pedagógica
Desenvolvimentista:
a) O modelo Desenvolvimentista é
representado por Saviane e colaboradores, as
obras de 1988 no livro “Escola e Democracia”.
Suas principais características são associativas
da sociologia do desenvolvimento e da
aprendizagem, propondo uma taxionomia para o
desenvolvimento motor, ou seja, uma
classificação hierárquica dos movimentos dos
seres humanos.
b) O modelo Desenvolvimentista é
representado por Go Tani e colaboradores, as
obras de 1988 no livro “Educação Física Escolar”.
Suas principais características são associativas
da psicologia do desenvolvimento e da
aprendizagem, propondo uma taxionomia para o
desenvolvimento motor, ou seja, uma
classificação hierárquica dos movimentos dos
seres humanos.
c) O modelo Desenvolvimentista é
representado por Teixeira e colaboradores, as
obras de 1988 no livro “História, Sociedade e
Educação no Brasil”. Suas principais
características são associativas da psicologia do
desenvolvimento e da aprendizagem, propondo
uma taxionomia para o desenvolvimento motor,
ou seja, uma classificação hierárquica da
coordenação motora dos seres humanos.
d) O modelo Desenvolvimentista é
representado por Gramsci e colaboradores, as
obras de 1988 no livro “Educação: do senso
comum à consciência filosófica”. Suas principais
características são associativas da sociologia do
desenvolvimento e da aprendizagem, propondo
uma taxionomia para o desenvolvimentocognitivo, ou seja, uma classificação hierárquica
da cognição dos seres humanos.
e) O modelo Desenvolvimentista é
representado por Göethe e colaboradores, as
obras de 1988 no livro “Planos para a Educação
Brasileira”. Suas principais características são
associativas da psicologia do desenvolvimento e
da aprendizagem, propondo uma taxionomia para
o desenvolvimento motor, ou seja, uma
classificação hierárquica da coordenação motora
dos seres humanos.