Com relação às concepções gerais de linguagem,
de gramática e de metodologia do ensino de
Língua Portuguesa, relacione as colunas de
acordo com o significado dos termos:
Coluna 1
1. Prática de ensino de gramática contextualizada.
2. Gramática descritiva.
3. Gramática internalizada.
4. Gramática normativa.
5. Prática de ensino de gramática na perspectiva analítico-reflexiva.
Coluna 2
( ) Descreve a língua num dado momento
histórico em função da explicitação de
formas legitimadas de uso da língua, que
é considerada um sistema de códigos.
Compromete-se com a descrição de
regras e conceitos, resultando em um
trabalho com metalinguagens.
( ) Exclui a possibilidade de aulas
meramente expositivas, arraigadas de
metalinguagens, desenvolve atividades
que provocam os estudantes,
estimulando-os rumo à descoberta de
sentidos textuais a partir de análises dos
elementos linguísticos, refletindo sobre a
língua em usos concretos (concepção de
linguagem enquanto interação).
( ) Descreve a estrutura e funcionamento da
língua, de sua forma e função, sem
interesses prescritivos.
( ) Usa o texto como referência para análises
gramaticais convencionais, do tipo: retire
os substantivos do texto; analise
morfológica e sintaticamente a última
frase do texto; leia o poema e sublinhe os
verbos transitivos, etc.
( ) Refere-se ao conjunto das regras que o
falante de fato aprendeu e das quais lança
mão ao falar.
Fonte : TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação : uma proposta para o
ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009. (adaptado).
Fonte : SILVA, W. R.; ANDRADE, A. A.; BATISTA-SANTOS, D. O.
Estudo do verbo em livros didáticos: excesso permanente de
metalinguagens para crianças. Periódico Horizontes – USF , Itatiba, v. 39
n. 1 (2021), p. 1-26. Disponível em:
https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1028/533.
Acesso em: 12 jul. 2024. (adaptado).
Assinale a alternativa que indica a sequência
CORRETA , de cima para baixo.
✂️ a) 4 - 5 - 3 - 2 - 1 ✂️ b) 4 - 5 - 2 - 1 - 3 ✂️ c) 1 - 4 - 5 - 2 - 3 ✂️ d) 2 - 5 - 1 - 4 - 3 ✂️ e) 5 - 3 - 1 - 4 - 2