A cultura é um território de produção de significados onde entram em disputa diferentes grupos sociais, em que se constitui
o jogo do poder da linguagem, do discurso, da construção das identidades e das diferenças. De acordo com Silva (2000), a
identidade e a diferença são criadas pelos atos de linguagem do mundo cultural e social, resultantes de um processo de
produção simbólica e discursiva e estão em estreita conexão com as relações de poder. Os processos educacionais escolares
podem se direcionar nas visões: “monocultural”, “multicultural” e “intercultural”. Sobre o exposto e considerando os
desafios a serem enfrentados pelos educadores para a promoção da educação em uma visão “intercultural”, assinale a
afirmativa correta.
a) Cultuar a cultura única : quando a escola se incumbe da reprodução do pensamento dos grupos culturais dominantes.
b) Facilitar o sacerdócio docente : quando o educador é um sujeito vocacionado para o trabalho, considerado o “iluminado”
para testemunhar a verdade e os valores morais.
c) Garantir um espaço organizado para o encontro das gerações : quando a escola reúne para a transmissão do conhecimento
de geração a geração, numa perspectiva educacional do consenso e do conservadorismo.
d) Articular igualdade e diferença : quando é importante articular no nível das políticas educativas, assim como das práticas
pedagógicas, o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, com as questões relativas à igualdade e ao direito à
educação, como direito de todos.