O ensino de educação física escolar, por décadas
estava atrelado ao ensino de esportes coletivos,
em especial, ao quarteto fantástico, futebol/futsal,
voleibol, basquete e handebol. No entanto, no
decorrer da evolução cientifica na área da
educação física escolar, a criação dos
documentos norteadores como os Parâmetros
Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum
Curricular e os Documentos Curriculares do
Tocantins, por exemplo, trazem a valorização da
aprendizagem do estudante a partir de diversos
elementos da cultura corporal do movimento,
como os jogos. Dentro da unidade jogos, estão os
de tabuleiro a exemplo do xadrez. Destarte, o
ensino de xadrez pode assumir diversas frentes,
podendo ser ela lúdica, técnica ou pedagógica.
Sendo um jogo milenar, o xadrez passa a ser uma
importante ferramenta na perspectiva inclusiva,
especialmente com as pessoas com Deficiência
Intelectual (DI). A respeito do ensino do xadrez
para pessoas com DI, é INCORRETO afirmar que:
✂️ a) O xadrez envolve memorização dos
movimentos possíveis, padrões de abertura,
estratégias e táticas, auxiliando no processo
cognitivo. ✂️ b) É uma atividade que pode surgir do imaginário
e tornar-se concreta. ✂️ c) O jogo estimula a capacidade de atenção e
raciocínio lógico matemático e raciocínio
geográfico. ✂️ d) A experimentação do xadrez possibilita que o
processo de aprendizagem nessas pessoas
ocorra da mesma forma do que nas pessoas
que não apresentam atraso no
neurodesenvolvimento. ✂️ e) Auxilia no desenvolvimento do raciocínio
dedutivo, indutivo, analítico, crítico, criativo,
analógico e heurístico.