O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024
(Lei N.º 13.005/2014), em sua meta 6, estabelece
a oferta de educação em tempo integral. Nesta
perspectiva, o trabalho pedagógico não se
restringe ao desenvolvimento cognitivo, mas está
intrinsecamente ligado ao desenvolvimento das
demais potencialidades humanas, considerando a
pessoa em sua multidimensionalidade – cognitiva,
física, social, emocional, cultural e política – a
partir da integração entre diferentes espaços, instituições sociais, tempos educativos e
diversificação das experiências e interações
sociais. Neste trabalho, são necessários outros
modos de organização, estrutura e funcionamento
dos espaços educativos nas dimensões
pedagógicas, administrativas, artísticas e
culturais. Sobre a organização e a gestão do
trabalho pedagógico na escola para atender essa
concepção de educação, analise as afirmativas a
seguir: I. Na perspectiva da educação integral como
direito, os sujeitos estão no centro do
processo de formação, o que significa intervir
na organização escolar e rearticular seus
tempos, espaços, agrupamentos, conteúdos
escolares. Significa mudar o lugar de
educandos e educadores na dinâmica do
trabalho e, principalmente, significa
transformar a vida da escola, ao entendê-la
como espaço de vivência e expressão
cultural. II. O currículo da escola de tempo integral, com
uma perspectiva democrática, deve constituir
e afirmar espaços de direitos e oportunidades
educativas para todos e todas, na ampla
diversidade que constitui o Brasil. III. A abordagem de temas contemporâneos
transversais no espaço escolar, como meio
ambiente, ciência e tecnologia, educação
midiática, saúde, economia, multiculturalismo,
cidadania e civismo, é essencial e deve ser
realizada de forma transversal e integradora. IV. A ampliação e organização do tempo integral
é uma estratégia para favorecer a
organização de um currículo integrado e
integrador que considera o protagonismo do
estudante, amplia e articula diferentes
experiências educativas, sociais, culturais e
esportivas em espaços dentro e fora da
escola, com a participação da comunidade
escolar nos processos educativos e na gestão
escolar. V. Nessa concepção de educação, a avaliação
tem por foco a aferição de resultados
objetivos com fins de classificação,
responsabilização ou mérito.
Assinale a alternativa CORRETA .
✂️ a) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. ✂️ b) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas. ✂️ c) Apenas as afirmativas II e V estão corretas. ✂️ d) Apenas as I, II, III e IV estão corretas. ✂️ e) Todas as afirmativas estão corretas.