A infância é uma fase crucial e singular na educação básica, caracterizada por suas próprias
necessidades, capacidades e potencialidades. Diferente de uma mera preparação para a vida adulta,
a infância deve ser valorizada como um período de desenvolvimento integral, onde as experiências,
brincadeiras e interações sociais desempenham papéis fundamentais. As práticas pedagógicas
devem respeitar e promover a autonomia, criatividade e individualidade das crianças, criando um
ambiente acolhedor e estimulante que favoreça o crescimento emocional, cognitivo e social. Essa
abordagem reconhece a infância como uma etapa essencial e distinta, com características próprias
que requerem atenção e métodos educativos específicos. Sobre a infância e sua singularidade na
educação básica, assinale a alternativa correta:
✂️ a) A infância deve ser vista apenas como uma preparação para a vida adulta, focando no ensino de
habilidades práticas e acadêmicas. ✂️ b) O brincar na educação infantil é uma atividade secundária, não sendo essencial para o
desenvolvimento integral da criança. ✂️ c) A escola deve tratar todas as crianças de maneira uniforme, sem levar em consideração suas
particularidades e necessidades individuais, por conta do currículo a ser trabalho. ✂️ d) A infância deve ser compreendida como uma fase única, com características próprias, que
necessitam de abordagens pedagógicas específicas. ✂️ e) A relação afetiva entre professor e aluno é irrelevante para o processo de aprendizagem na
educação infantil, uma vez que o educador tem habilidades para suprir a relação afetiva.