A Resolução nº 465/2010, do Conselho Federal de Nutrição (CFN), define cardápio como uma “ferramenta operacional que
relaciona os alimentos destinados a suprir as necessidades nutricionais individuais ou coletivas, discriminando os alimentos por
preparação, quantitativo per capita para energia, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais”. O nutricionista
Responsável Técnico (RT) pela alimentação escolar deve realizar o planejamento de cardápios, programando refeições que
visam a assegurar o fornecimento de uma alimentação adequada, de ótima qualidade e em quantidade que atenda às normas
regulatórias. Sobre o planejamento de cardápios para a alimentação escolar, assinale a afirmativa INCORRETA.
✂️ a) O cardápio deve ser elaborado com o intuito de contribuir para a aprendizagem, o rendimento escolar e a promoção da
formação de hábitos alimentares saudáveis. ✂️ b) Os cardápios da alimentação escolar para crianças até três anos podem oferecer, eventualmente, açúcares ou qualquer tipo
de preparação que contenha esse ingrediente em sua composição. ✂️ c) Para a elaboração dos cardápios da alimentação escolar, deve-se utilizar gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as
referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região, na alimentação saudável e adequada. ✂️ d) Os cardápios da alimentação escolar devem ser adaptados às seguintes condições especiais: estudantes diagnosticados com
necessidades alimentares especiais (doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares,
entre outras); estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação;
e especificidades culturais de comunidades indígenas e/ou quilombolas.