A cultura de uma organização é a materialização de seus valores no dia a dia da empresa e serve como
referencial de padrão de desempenho e comportamento entre os funcionários, influenciando as atividades de
cada colaborador. A cultura organizacional é composta por vários elementos e pode ser percebida a partir de
três níveis, sendo que no último e mais profundo nível, é caracterizado pela seguinte afirmação:
a) Nesse nível da cultura, percebemos quais são os valores relevantes e importantes para as pessoas que
fazem parte da organização.
b) É onde se definem as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Geralmente esses valores são
criados originalmente pelos fundadores da organização.
c) Refere-se às coisas concretas que cada um vê, ouve e sente, quando se depara com uma organização.
Incluem os produtos, os serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização.
d) São os elementos visuais ou auditivos que dão indícios de como é a cultura da empresa. Os símbolos, as
histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos dos elementos que há nesse nível.
e) A cultura dita a maneira de fazer as coisas na organização, muitas vezes por meio de pressuposições não
escritas e nem sequer faladas.