O Plano Nacional Para a Primeira Infância (PNPI 2010 - 2022 | 2020 - 2030) destaca várias diretrizes para serem observadas na elaboração e implementação das políticas e práticas pedagógicas para a Educação Infantil. Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando cada diretriz a suas respectivas definições e/ou características.
1- avaliação da qualidade da oferta da Educação infantil.
( ) reflete- se nas atitudes de planejar, refletir, problematizar e propor a organização de experiências.
2- intencionalidade educativa.
( ) devem pautar-se pelo princípio da contextualização dos currículos às especificidades dos saberes locais e à diversidade das infâncias brasileiras.
3- educação e cuidado.
( ) um binômio indissociável, aspectos de uma mesma e única realidade.
4- famílias e instituições.
( ) não se substituem; antes, são parceiras no projeto educativo.
5- professores.
( ) são, por excelência, os concretizadores dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos espaços da Educação Infantil.
6- propostas curriculares estaduais e municipais.
( ) elaboração de indicadores de acompanhamento e registro das aprendizagens das crianças.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.
✂️ a) 2, 6, 3, 4, 5, 1. ✂️ b) 1, 6, 4, 3, 5, 2. ✂️ c) 3, 1, 4, 2, 6, 5. ✂️ d) 3, 6, 2, 4, 5, 1. ✂️ e) 5, 6, 2, 3, 1, 4.