O Plano Nacional Para a Primeira Infância (PNPI 2010 - 2022 | 2020 - 2030) destaca várias diretrizes para serem observadas na elaboração e implementação das políticas e práticas pedagógicas para a Educação Infantil. Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando cada diretriz a suas respectivas definições e/ou características.
1- avaliação da qualidade da oferta da Educação infantil.
( ) reflete- se nas atitudes de planejar, refletir, problematizar e propor a organização de experiências.
2- intencionalidade educativa.
( ) devem pautar-se pelo princípio da contextualização dos currículos às especificidades dos saberes locais e à diversidade das infâncias brasileiras.
3- educação e cuidado.
( ) um binômio indissociável, aspectos de uma mesma e única realidade.
4- famílias e instituições.
( ) não se substituem; antes, são parceiras no projeto educativo.
5- professores.
( ) são, por excelência, os concretizadores dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças nos espaços da Educação Infantil.
6- propostas curriculares estaduais e municipais.
( ) elaboração de indicadores de acompanhamento e registro das aprendizagens das crianças.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa.
a) 2, 6, 3, 4, 5, 1.
b) 1, 6, 4, 3, 5, 2.
c) 3, 1, 4, 2, 6, 5.
d) 3, 6, 2, 4, 5, 1.
e) 5, 6, 2, 3, 1, 4.