Questões Educação Infantil A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil
Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infa...
Responda: Acerca da rotina na relação entre o cuidar e o educar constituintes da educação infantil, julgue o item a seguir. O planejamento de atividades deve ter como objetivo exclusivo o fortalec...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Errado
A assertiva está errada porque o planejamento das atividades deve ser abrangente e não estar restrita ao fortalecimento das dimensões cognitiva e socializadora. Embora esses aspectos sejam extremamente importantes, é crucial que o planejamento também aborde outras dimensões do desenvolvimento infantil, como:
> Dimensão Física: Desenvolvimento motor e habilidades físicas são fundamentais para o crescimento saudável das crianças. Atividades que promovam movimento, coordenação e habilidades motoras finas e grossas devem ser incluídas.
> Dimensão Emocional: Promover a saúde emocional das crianças, ajudando-as a reconhecer e expressar suas emoções de maneira saudável, é essencial. Atividades que promovam autoestima, autocontrole e empatia são importantes.
> Dimensão Criativa: Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças, permitindo-lhes explorar diferentes formas de arte e criatividade, como desenho, pintura, música e dramatização.
> Dimensão Ética e Moral: Ensinar valores, respeito ao próximo, e a importância de comportamentos éticos e morais contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Abordagem Holística
Uma abordagem holística e integrada que considera todas essas dimensões garante um desenvolvimento equilibrado e integral das crianças. O objetivo do planejamento de atividades deve ser proporcionar um ambiente rico e estimulante, onde as crianças possam crescer e se desenvolver em todas as áreas de suas vidas.
Portanto, o planejamento de atividades na educação infantil deve ir além do fortalecimento das dimensões cognitiva e socializadora, abarcando todas as dimensões do desenvolvimento infantil para promover o crescimento integral das crianças.
A assertiva está errada porque o planejamento das atividades deve ser abrangente e não estar restrita ao fortalecimento das dimensões cognitiva e socializadora. Embora esses aspectos sejam extremamente importantes, é crucial que o planejamento também aborde outras dimensões do desenvolvimento infantil, como:
> Dimensão Física: Desenvolvimento motor e habilidades físicas são fundamentais para o crescimento saudável das crianças. Atividades que promovam movimento, coordenação e habilidades motoras finas e grossas devem ser incluídas.
> Dimensão Emocional: Promover a saúde emocional das crianças, ajudando-as a reconhecer e expressar suas emoções de maneira saudável, é essencial. Atividades que promovam autoestima, autocontrole e empatia são importantes.
> Dimensão Criativa: Estimular a criatividade e a expressão artística das crianças, permitindo-lhes explorar diferentes formas de arte e criatividade, como desenho, pintura, música e dramatização.
> Dimensão Ética e Moral: Ensinar valores, respeito ao próximo, e a importância de comportamentos éticos e morais contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Abordagem Holística
Uma abordagem holística e integrada que considera todas essas dimensões garante um desenvolvimento equilibrado e integral das crianças. O objetivo do planejamento de atividades deve ser proporcionar um ambiente rico e estimulante, onde as crianças possam crescer e se desenvolver em todas as áreas de suas vidas.
Portanto, o planejamento de atividades na educação infantil deve ir além do fortalecimento das dimensões cognitiva e socializadora, abarcando todas as dimensões do desenvolvimento infantil para promover o crescimento integral das crianças.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários