O desenvolvimento humano pode abranger diferentes tipos ou domínios. No contexto da educação infantil, é
importante considerar que há um entrelaçamento entre o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial,
pois cada domínio pode afetar outro Adaptado de Papalia (2013). Desenvolvimento humano [recurso
eletrônico] Porto Alegre: AMGH..
No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial das crianças do nascimento até cerca de 10 (dez) anos,
quando ele afeta positivamente o funcionamento cognitivo e físico, a criança apresenta características
adequadas ao esperado em cada faixa etária. Considere o texto e avalie as proposições a seguir :
I - Do nascimento aos 3 (três) anos, aproximadamente, a criança aumenta o seu interesse por outras crianças.
II - Dos 3 (três) aos 6 (seis) anos, aproximadamente, a criança aumenta a sua independência, iniciativa e
autocontrole em atividades diárias e escolares.
III - Dos 6 (seis) aos 10 (dez) anos, aproximadamente, o autoconceito torna-se menos complexo, sem afetar
a autoestima da criança que perde o interesse por interagir com outras crianças.
A partir desses exemplos relacionados ao desenvolvimento psicossocial, é CORRETO o que se afirma em:
✂️ a) II e III, apenas. ✂️ b) I, II e III. ✂️ c) I e III, apenas. ✂️ d) I e II, apenas. ✂️ e) II, apenas.