Os alunos da Escola Amanhecer estão apresentando comportamentos agressivos nas suas interações, tanto
em aula quanto nos momentos em que estão no pátio da escola. Os professores estão preocupados e
discordam entre si em relação à situação. Alguns consideram que isso não é problema da escola, pois é
responsabilidade da família. Outros consideram que a escola também pode estar fazendo algo que
intensifique a situação, por exemplo, as aulas monótonas e tradicionais de uma parte dos professores. As
equipes de apoio que acompanham os alunos no intervalo também estão divididas em relação à
responsabilidade ou não da escola nessa situação. As conversas entre os profissionais que atuam na escola
começam a ficar tensas, gerando conflitos entre eles, agravando ainda mais o clima na instituição. Frente a
isso, a direção da escola decide intervir para resolver a situação.
Considerando a situação apresentada, qual das alternativas abaixo representa a melhor ação da direção da
escola para promover a resolução do conflito e fortalecer o trabalho em equipe, com base em uma postura
ética?
a) Punir os profissionais envolvidos no conflito e que estão gerando mais tensão nos relacionamentos,
demonstrando que esse tipo de comportamento não será tolerado na escola.
b) Promover uma reunião individual com cada profissional para entender suas perspectivas e, em seguida,
tomar uma decisão unilateral sobre a solução do problema.
c) Mediar um diálogo entre os profissionais envolvidos, buscando identificar os pontos de divergência e
encontrar soluções comuns, promovendo a comunicação e o respeito mútuo.
d) Ignorar o conflito, esperando que os profissionais se resolvam por conta própria para evitar interferir na
autonomia deles.
e) Transferir os profissionais para outras escolas, evitando que o conflito continue a intensificar o impacto
negativo no ambiente escolar.