Questões Direito Constitucional Processo Legislativo

Sob a alegação de que o Projeto de Lei nº 1234, aprovado pelo Congresso Nacional, ...

Responda: Sob a alegação de que o Projeto de Lei nº 1234, aprovado pelo Congresso Nacional, viola a CRFB/88, o Presidente da República o veta. Insatisfeitas, as lideranças políticas da oposição afirmam ...


1Q925989 | Direito Constitucional, Processo Legislativo, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Sob a alegação de que o Projeto de Lei nº 1234, aprovado pelo Congresso Nacional, viola a CRFB/88, o Presidente da República o veta. Insatisfeitas, as lideranças políticas da oposição afirmam que a justificativa presidencial não se sustenta em argumentação jurídica plausível. As lideranças partidárias, por considerarem que o projeto de lei, nos termos aprovados pelo Poder Legislativo, é fundamental para o processo de recuperação econômica do país, reúnem-se e sugerem várias ações para que as propostas constantes do projeto possam se converter em lei. Assinale a ação que, com embasamento constitucional, as lideranças partidárias devem adotar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por Enny Karoline Hila em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece, em seu artigo 66, § 4º, que um veto presidencial pode ser derrubado pelo Congresso Nacional. Para isso, é necessário que a maioria absoluta dos membros de ambas as casas (Câmara dos Deputados e Senado Federal) vote pela rejeição do veto, em sessão conjunta. Portanto, a ação mais apropriada e com embasamento constitucional que as lideranças partidárias podem adotar é formar uma maioria absoluta no Congresso Nacional que, em sessão conjunta, vote pela derrubada do veto imposto pelo Presidente da República.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.