Questões Filosofia Filosofia Política

Um dos problemas enfrentados pela Filosofia Política diz respeito às razões que leva...

Responda: Um dos problemas enfrentados pela Filosofia Política diz respeito às razões que levam os indivíduos a se unirem com o objetivo de constituir uma ordem civil. Trata-se do problema da ordem políti...


1Q934876 | Filosofia, Filosofia Política, ENEM

Texto associado.

(UEL) Leia o texto a seguir.

As leis da natureza (como a justiça, a equidade, a modéstia e a piedade) por si mesmas, na ausência do temor de algum poder capaz de levá-las a ser respeitadas, são contrárias às nossas paixões naturais, as quais nos fazem tender para a parcialidade, o orgulho e a vingança. Os pactos sem a espada não passam de palavras, sem força para dar qualquer segurança a ninguém. Portanto, apesar das leis da natureza (que cada um respeita quando tem vontade de respeitá-las e quando pode fazê-lo com segurança), se não for instituído um poder suficientemente grande para nossa segurança, cada um confiará, e poderá legitimamente confiar, apenas em sua própria força e capacidade, como proteção contra todos os outros.

(Adaptado de: HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Victor Civita, 1974. p.107.)

Um dos problemas enfrentados pela Filosofia Política diz respeito às razões que levam os indivíduos a se unirem com o objetivo de constituir uma ordem civil. Trata-se do problema da ordem política requerer ou não um elemento coercitivo a fim de garantir a vida civil. Com base no texto e nos conhecimentos sobre Thomas Hobbes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 31/12/1969 21:00:00
A filosofia política de Thomas Hobbes, especialmente em sua obra "Leviatã", argumenta que o estado natural dos seres humanos é um "estado de guerra", onde todos estão contra todos devido às paixões naturais que incluem a parcialidade, o orgulho e a vingança. Hobbes acredita que as leis da natureza, embora ideais, não são suficientes para manter a ordem e a paz sem um poder coercitivo que as faça ser respeitadas. Segundo ele, sem um poder comum para impor respeito e medo de punição, os indivíduos não teriam segurança e tenderiam a confiar apenas em sua própria força e capacidade.

Analisando as alternativas:

a) A ordem política é o fim natural para o qual os homens tendem, o que dispensa a força para fundar e manter a associação política. - Incorreta, pois Hobbes acredita que a força é necessária para manter a ordem.
b) Uma multidão reunida em associação civil age espontaneamente com base na justiça e nas leis da natureza, o que leva ao respeito mútuo sem o uso da força. - Incorreta, pois Hobbes argumenta que as leis da natureza não são suficientes sem um poder coercitivo.
c) Os seres humanos, natural e necessariamente, entendem-se, uma vez que buscam concretizar na vida civil fins comuns, o que dispensa o uso da coerção. - Incorreta, pois Hobbes vê a coerção como essencial para evitar o estado de guerra natural.
d) Os seres humanos reúnem-se politicamente porque a vida civil, em que se cultiva o diálogo sem o uso da força, realiza a perfeição humana. - Incorreta, pois Hobbes não acredita que o diálogo por si só seja suficiente sem o poder coercitivo.
e) Os seres humanos precisam se sujeitar e obedecer a um poder comum que os mantenha em respeito se quiserem viver em paz e em ordem uns com os outros. - Correta, pois reflete a visão de Hobbes de que um poder comum coercitivo é necessário para manter a ordem e a paz.

Gabarito: e)

No texto, Hobbes claramente argumenta que sem um poder comum para impor respeito e medo, as leis da natureza não são suficientes para garantir a segurança e a ordem, o que está em linha com a alternativa (e).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.