Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova — 1932
A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes,
assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se
para formar “a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em
todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela
tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de “dirigir os
desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu
crescimento”, de acordo com uma certa concepção do mundo.
Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br. Acesso em: 7 out. 2015.
Os autores do manifesto citado procuravam contrapor-se ao caráter oligárquico da
sociedade brasileira. Nesse sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre
✂️ a) ensino técnico e mercado de trabalho. ✂️ b) acesso à escola e valorização do mérito. ✂️ c) ampliação de vagas e formação de gestores. ✂️ d) disponibilidade de financiamento e pesquisa avançada. ✂️ e) remuneração de professores e extinção do analfabetismo.