É vantajoso que as crianças possam entender
o funcionamento por trás da tecnologia que está
presente em diversos aspectos da vida cotidiana,
aproveitando a curiosidade infantil como impulso inicial.
A computação ajuda a desenvolver o raciocínio, a melhorar
a comunicação e a trabalhar a capacidade de resolver
problemas. Os computadores executam tarefas por meio
de comandos dados em uma programação. Essa, por sua
vez, é feita com linguagens próprias, que funcionam como
uma espécie de “idioma”, por meio do qual o programador
se comunica com as máquinas.
Porém, mais do que dominar essas linguagens,
o programador precisa empregar a lógica computacional.
O programador precisa expressar em seu código as
condições e seus efeitos, como “se acontecer A, faça
B, a não ser que haja X, então faça C”. A escrita de um
algoritmo é repleta de condições interconectadas, do tipo
“se”, “então”, “senão”, “ou”, “até que”, “enquanto” etc. Por
isso, para programar, é necessário compreender esse
tipo de raciocínio. Para as crianças, isso é tarefa fácil;
afinal elas têm uma capacidade incrível de assimilar
informações novas. Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 25 nov. 2021. Esse texto promove uma reflexão sobre o ensino de
programação na infância. A defesa da proposta está
ancorada na caracterização da programação com base
na sua
✂️ a) conexão com aspectos lúdicos da infância. ✂️ b) autonomia em relação ao raciocínio lógico. ✂️ c) presença crescente no dia a dia das pessoas. ✂️ d) similaridade com o funcionamento das línguas. ✂️ e) capacidade de inovação na resolução de tarefas.