Durante o Estado Novo, os encarregados da
propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da
empolgação e envolvimento das “multidões” através das
mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado
das palavras importa pouco, pois, como declarou
Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas
para obter determinado efeito”.
CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação.
In: PANDOLFI, D. (Org.). Repensando o Estado Novo . Rio de Janeiro: FGV, 1999.
O controle sobre os meios de comunicação foi uma
marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda
política, na medida em que visava
✂️ a) conquistar o apoio popular na legitimação do novo
governo. ✂️ b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões
políticas. ✂️ c) aumentar a oferta de informações públicas para a
sociedade civil. ✂️ d) estender a participação democrática dos meios de
comunicação no Brasil. ✂️ e) alargar o entendimento da população sobre as
intenções do novo governo.