TEXTO 1
Os consumidores, organizados em comunidades sobre temas variados, desejam interatividade com as
empresas, desde que elas se humanizem e estejam dispostas a resolver seus problemas. O marketing
eficiente não é mais aquele que “empurra” o produto e a comunicação, mas, sim, aquele que “puxa” as
pessoas ao produto e que dialoga com elas. As empresas devem conhecer o seu consumidor e personalizar
a conversa com pessoas que elas desejam que comprem seus produtos, assim como devem pensar em
como podem ajudar o consumidor.
Disponível em: https://exame.com. Acesso em: 9 jul. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
O influenciador digital deve ser o anunciador das boas-novas, uma vez que é quem tem acesso
privilegiado à informação, para trazer a novidade. Sabe-se que, quanto maiores a transparência e a
autenticidade do influenciador, melhor é a confiança, visto que uma mensagem positiva e altruísta
movimenta montanhas. Ao interferir no cotidiano alheio, o influenciador digital transforma a rotina
dos seguidores e dita tendências, sobretudo com insumos informativos. O influenciador deve ter
pertinência com relação à marca e ao engajamento dos seguidores.
Disponível em: https://www.observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em: 7 jul. 2022 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, é correto afirmar que
a) o seguidor apresenta papel passivo de receptor da informação compartilhada pelo influenciador.
b) o influenciador com muitos seguidores está habilitado a divulgar variados tipos de produtos ou marcas.
c) a narrativa sobre determinado produto deve seguir estritamente as diretrizes determinadas pela
empresa contratante.
d) o conteúdo publicado pelos influenciadores é mais informativo e pouco contribui para mudanças de
comportamento em seus seguidores.
e) o conteúdo publicado pelo influenciador impacta tanto seu engajamento como a sua credibilidade por
parte dos seguidores.