A gestão social e ambientalmente responsável tem sido uma temática recorrente no meio empresarial
quando se discute o desenvolvimento econômico. O grande desafio para as empresas é desenvolver
atividades sustentáveis e obter lucros, mantendo a competitividade.
Visando compreender o impacto de uma cultura de sustentabilidade no comportamento e desempenho
das empresas, um departamento da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, publicou o resultado
de uma investigação científica, após realizar a análise da vida econômica de 180 empresas, no período
de 18 anos (de 1994 a 2012). Constatou-se que as empresas sustentáveis geraram muito mais lucro do
que as que não observavam a sustentabilidade. De acordo com os pesquisadores, a lucratividade das
empresas sustentáveis decorreu da adoção de gestão consciente e organizada.
ECCLES, R. G; IOANNOU, I.; SERAFEIM, G. The Impact of a Corporate Culture of Sustainability on Corporate Behavior and Performance .
Cambridge: National Bureau of Economic Research, Working Paper n. 17.950, mar. 2012 (adaptado).
Considerando o texto e o estabelecimento e manutenção de um sistema de gestão sustentável apropriado
e lucrativo, avalie as afirmações a seguir.
I. A empresa deve almejar resultados a curto prazo, maximizando os lucros da atividade empresarial,
ainda que ocorra algum tipo de impacto ambiental.
II. A empresa deve estabelecer comunicação e consultas oportunas com as comunidades diretamente
afetadas por suas políticas ambientais, de saúde e de segurança.
III. A empresa deve promover níveis mais elevados de conscientização dos consumidores quanto às
consequências ambientais da utilização dos seus bens e serviços.
É correto o que se afirma em
✂️ a) I, apenas. ✂️ b) III, apenas. ✂️ c) I e II, apenas. ✂️ d) II e III, apenas. ✂️ e) I, II e III.