O rádio teve um papel essencial na Segunda Guerra Mundial, especialmente na Alemanha, onde o
nazismo compreendeu perfeitamente as suas potencialidades como instrumento para a propaganda
nacionalista, antissemita e antibolchevista de massa.
GIOVANNINI, G. Evolução na comunicação : do sílex ao silício. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987 (adaptado).
Considerando esse contexto histórico, avalie as afirmações a seguir.
I. O cientista político Harold Lasswell, partindo de uma visão marxista da sociedade, realizou estudos
sobre propaganda na Segunda Guerra Mundial, que se tornaram representativos da corrente
conhecida como mass communication research .
II. O modelo estatal de radiofonia foi predominante na Alemanha durante as primeiras décadas do
século XX, o que favoreceu o controle político do meio.
III. Na visão dos teóricos da Escola de Frankfurt, a adesão das “massas” ao projeto nazista representou
a regressão da razão humana, e o rádio, assim como os demais meios de comunicação de massa,
passou a ser visto como promotor de violência simbólica.
IV. Na perspectiva dos estudos administrativos realizados pela mass communication research ,
a audiência deve ser analisada em um processo de consumo que considera, principalmente,
os efeitos de determinado meio sobre os receptores.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.