Um vídeo sugerindo a redução no consumo de carne deveria ajudar um banco brasileiro a divulgar seu
aplicativo que calcula pegadas de carbono, mas acabou com um pedido de retratação e, pelo menos,
cinco churrascos organizados por pecuaristas em frente às agências da instituição. O episódio começou
com um vídeo que circulou nas redes sociais, no qual três influenciadoras dão dicas de como ter hábitos
mais sustentáveis e recomendam a adesão ao movimento conhecido como “Segunda sem carne”.
O material publicitário irritou alguns representantes ruralistas, o que levou o banco a retirar o vídeo do ar
e a escrever uma carta aberta se retratando.
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/01/entenda-o-que-o-churrasco-nobradesco-revela-sobre-as-publicidades-esg.shtml. Acesso em: 12 jun. 2022 (adaptado).
A partir do texto apresentado, bem como dos princípios de planejamento de comunicação integrada e
marketing, avalie as afirmações a seguir.
I. O acompanhamento das principais tendências de consumo na sociedade, a exemplo da Agenda
ESG (Ambiental, Social e de Governança, em português), é fundamental ao desenvolvimento de
campanhas publicitárias.
II. A atitude do banco de retirar a campanha publicitária do ar, cedendo àqueles que protestaram
contra sua veiculação, impacta na imagem da empresa junto ao público que é adepto a causas
relacionadas à sustentabilidade.
III. O planejamento da comunicação integrada envolve os setores de marketing, assessoria de imprensa
e relações públicas que atuam juntos pelo fortalecimento da reputação de uma marca e pelo bom
relacionamento com o público, o que inclui a gestão de crises, como a que foi desencadeada pelo
vídeo do banco.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.