Em junho de 2020, três meses após decretada a pandemia de Covid-19 no mundo, uma iniciativa marcaria
a imprensa brasileira. Diante da limitação, do atraso e da irregularidade na divulgação de dados sobre
a doença, era criado um consórcio de veículos de imprensa reunindo G1, O Globo, Extra, O Estado de
S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL. Em meio à evolução da doença no país, seis redações montaram uma
força-tarefa para colher dados nas secretarias dos estados e do Distrito Federal e garantir à população
acesso à informação de qualidade sobre o novo coronavírus. Essa parceria histórica entre veículos de
imprensa foi reconhecida como importante atitude no combate à desinformação.
Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A iniciativa de criação do consórcio brasileiro de imprensa reflete um movimento em curso
no jornalismo mundial e sugere que, apesar da concorrência entre veículos, a colaboração
entre redações para o alcance de objetivos comuns tem se estabelecido cada vez mais no
cotidiano profissional.
PORQUE
II. A demanda por informação de qualidade, a busca por transparência, a tentativa de elucidar a
complexidade de determinadostemas e o desejo de revelar fatos de interesse público são desafios
que jornalistas podem vencer somando forças e dividindo tarefas, o que também permite reduzir
a dependência exclusiva de dados sistematizados por fontes oficiais e fortalecer a credibilidade de
suas marcas e do próprio jornalismo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
✂️ a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. ✂️ b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. ✂️ c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas.