A etnografia é entendida como um método de pesquisa qualitativa e empírica que apresenta
características específicas. Ela exige um “mergulho” do pesquisador, ou seja, não é um tipo de pesquisa
que pode ser realizada em um período excessivamente curto e sem preparo. É fundamental, como
etapa anterior à etnografia propriamente dita, realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema, a
partir da leitura dos clássicos e de estudos contemporâneos sobre o assunto de que trata a pesquisa.
TRAVANCAS, I. Fazendo etnografia no mundo da comunicação. In : DUARTE, J.; BARROS, A. (Orgs.).
Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação . São Paulo: Atlas, 2005, p. 98-109 (adaptado).
Considerando a etnografia como uma das metodologias utilizadas na pesquisa das práticas jornalísticas,
verifica-se que o objetivo de sua utilização é analisar
✂️ a) as histórias de vida dos jornalistas para, a partir delas, compreender aspectos do campo profissional
jornalístico, relações entre os jornalistas nas redações, dos jornalistas com as fontes e com o público,
e também a maneira como esses profissionais lidam com problemas da rotina de trabalho. ✂️ b) o campo de trabalho, as lógicas de produção, as pressões do tempo e da elaboração de editoriais, a
relação com as fontes, o emprego de recursos tecnológicos pelos jornalistas e o modo como esses
profissionais lidam com a diversidade de assuntos do mundo contemporâneo. ✂️ c) as imagens fotográficas ou em movimento produzidas pelos veículos de comunicação, para
compreender mensagens e formas expressivas visuais que integram as publicações de conteúdos
jornalísticos pelos meios de comunicação. ✂️ d) os discursos produzidos por emissoras de televisão e rádio, jornais, revistas ou pelo jornalismo
on-line a partir da fala de repórteres, apresentadores e fontes de informação que constem na
publicação dos textos jornalísticos. ✂️ e) os conteúdos veiculados ou publicados por jornais, revistas, portais na internet, emissoras de televisão
ou rádio ou por outras plataformas, classificando-os para fazer inferências a respeito do que foi
transformado em notícia.