A Responsabilidade Socioambiental (RSA) faz parte do planejamento estratégico de muitas empresas.
Elas buscam conciliar a obtenção de lucros com a promoção de práticas que contribuam para a mitigação
dos impactos socioambientais inerentes às suas atividades. A oportunidade de ganhos de vantagens
competitivas no mercado de atuação, por meio das práticas de RSA, é um fator importante que impulsiona
as empresas a adotarem práticas socioambientais responsáveis. É sabido que a reponsabilidade social
corporativa tem um grande peso nas avaliações dos consumidores sobre a reputação de uma empresa.
OLIVEIRA JUNIOR et al . A Responsabilidade Socioambiental das Empresas Estrangeiras no Brasil: Uma Comparação com as Empresas de
Capital Nacional. Anais do 3E VI Encontro de Estudos em Estratégia da ANPAD , Bento Gonçalves, 2013 (adaptado).
Com base no exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. A RSA sustenta-se exclusivamente nas dimensões social e ambiental.
II. A atuação social de uma empresa deve envolver o público interno e o público externo.
III. Uma empresa multinacional deve criar diretrizes globais de RSA aliadas ao atendimento particularizado
das comunidades locais de cada país hospedeiro.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.