Moda refere-se ao gosto ou ao estilo popular atual; o designer de moda expressa o zeitgeist, ou espírito do
tempo, em seu trabalho. A moda muda constantemente, e espera-se que o estilista inove a cada estação.
Por causa dessa constante pressão pelo novo, é necessário aprofundar cada vez mais as pesquisas de
moda e ir além, em busca de nova inspiração e meios de interpretá-la nas coleções.
SEIVEWRIGHT, S. Fundamentos de design de moda : pesquisa e design. Porto Alegre: Bookman, 2009 (adaptado).
Considerando asinformações do texto e a relevância da pesquisa para o desenvolvimento de uma coleção,
avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Conforme a metodologia projetual, o designer de moda deve ser um pesquisador que busca
conhecer o mundo por várias óticas, um colecionador em busca de novas ideias para o
desenvolvimento dos projetos.
PORQUE
II. A função do designer é apresentar novas soluções, considerando fatores socioeconômicos,
tecnológicos e culturais no desenvolvimento de produtos que carregam apelos estéticos,
simbólicos e ergonômicos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
✂️ a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I ✂️ b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. ✂️ c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ d) asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas.