“Durante o século XVII, foram produzidas mais de cinco milhões de pinturas nos Países Baixos. Elas
foram encomendadas por uma classe média emergente e próspera, que substituiu o mecenato da Igreja e
da nobreza. Esses novos mecenas tinham gostos diferentes, o que levou a uma exploração de novos temas
e à criação de novos meios de produção”.   FARTHING, Stephen (ed.). Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2010  podemos AFIRMAR que a
arte no nordeste brasileiro, do período das invasões holandesas  
  ✂️         a) era majoritariamente religiosa, uma vez que era desenvolvida por artistas ainda muito influenciados pela política dos
Habsburgo católicos.      ✂️         b) sofria forte influência jesuítica, retratando o contato com os índios nativos.      ✂️         c) foi obrigada a buscar expressões do dia a dia, já que os católicos e os cristãos-novos estavam sendo perseguidos pelo
governo de Nassau.      ✂️         d) retratava situações do cotidiano, pessoas e a natureza, o que só foi possível pois os protestantes holandeses, como Frans
Post e Albert Eckhout, divergiam dos católicos que consideravam este tipo de arte profana e, portanto, proibida.