Leia o texto a seguir. A primavera se assume como uma metáfora de um despertar social, da travessia para o “jardim democrático”.
Entretanto, como a própria metáfora, ela é uma ilusão: para que se chegue à estação da primavera é preciso
enfrentar as intempéries do inverno; e depois cultivar boas sementes para que floresçam na primavera. MATOS, Pedro. Da primavera ao inferno árabe . 9 abr. 2015. Disponível em: www.pordentrodaafrica.com/noticias/da-primavera-ao-infernoarabe-por-pedro-matos. Acesso em: 02 ago. 2019. O texto citado analisa o uso metafórico das flores da primavera na caracterização dos eventos políticos. Um
desses eventos que defendia um socialismo humanizado, estimulando a criatividade científica e artística, foi
reprimido pelos tanques soviéticos. Esse movimento foi a
✂️ a) Revolução dos Cravos, um movimento social que encerrou o período ditatorial em Portugal. ✂️ b) Primavera de Praga, movimento popular que almejava maior liberdade na Tchecoslováquia. ✂️ c) Primavera Árabe, movimento popular que defendia maior democracia nos países islâmicos. ✂️ d) Primavera dos Povos, que pretendia unir os trabalhadores para uma revolução socialista na Europa. ✂️ e) Revolução das Rosas, um movimento pacífico ocorrido na Georgia, que retirou o presidente do poder.