Texto associado. TEXTO 6
Todos os anos, nas férias da escola, Conceição vinha passar uns meses com a avó (que a criara desde que lhe morrera a mãe), no Logradouro, a velha fazenda da família, perto de Quixadá. Ali tinha a moça o seu quarto, os seus livros, e, principalmente, o velho coração amigo de Mãe Nácia. (...)
Conceição tinha vinte e dois anos e não falava em casar. As suas poucas tentativas de namoro tinham-se ido embora com os dezoito anos e o tempo de normalista; dizia alegremente que nascera solteirona. Ouvindo isso, a avó encolhia os ombros e sentenciava que mulher que não casa é um aleijão... ─ Esta menina tem umas ideias! Estaria com razão a avó? Porque, de fato, Conceição talvez tivesse umas ideias; escrevia um livro sobre pedagogia, rabiscara dois sonetos, e às vezes lhe acontecia citar o Nordau ou o Renan da biblioteca do avô. Chegara até a se arriscar em leituras socialistas, e justamente dessas leituras é que lhe saíam as piores das tais ideias, estranhas e absurdas à avó. (...)
QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. 54ª ed. São Paulo: Siciliano,
1993, p. 9-10.(trecho adaptado)
O poema de Álvares de Azevedo, escrito em 1851,
incorpora marcas próprias da poesia romântica.
Considerando o contexto histórico e a produção
literária desse autor, analise as afirmativas a seguir.
1) Apesar de parecer distante e inalcançável, a
mulher amada surge como uma idealização
fortemente erótica, voltada tão somente para a
realização sexual do eu lírico.
2) O eu lírico fala da morte como algo positivo; mais
do que retórica, a atração pela morte é parte do
“mal do século”, traço comum à segunda geração
romântica.
3) Expressões como “pálida virgem”, “alma infantil”
e “um anjo” reforçam um ideal em que a mulher é
associada a algo etéreo e puro, distante,
portanto, do amor físico.
4) O eu lírico encara a realização amorosa não
como algo possível ou iminente, mas como algo
que permanece no plano do desejo e do sonho.
Estão corretas:
✂️ a) 1, 2 e 3, apenas. ✂️ b) 1 e 4, apenas. ✂️ c) 2 e 3, apenas. ✂️ d) 2, 3 e 4, apenas. ✂️ e) 1, 2, 3 e 4.