Pintor da soledade nos vestíbulos
de mármore e losango, onde as colunas
se deploram silentes, sem que as pombas
venham trazer um pouco do seu ruflo;
traça das finas torres consumidas
no vazio mais branco e na insolvência
de arquiteturas não arquitetadas,
porque a plástica é vã, se não comove,
ó criador de mitos que sufocam,
desperdiçando a terra, e já recuam
para a noite, e no charco se constelam,
por teus condutos flui um sangue vago,
e nas tuas pupilas, sob o tédio,
é a vida um suspiro sem paixão.
Sobre o poema “A tela contemplada”, presente em Claro Enigma , de Carlos Drummond de
Andrade, reproduzido acima, é correto afirmar:
✂️ a) Drummond retoma princípios e formas clássicas parnasianas para reafirmar o valor da
tradição poética em oposição aos versos livres. ✂️ b) O eu-lírico, ao ressaltar que “a plástica é vã, se não comove”, defende o movimento
estético da “arte pela arte”, vigente na poética da geração modernista de 1945. ✂️ c) Drummond questiona, por intermédio da estrutura poética clássica, o esvaziamento de
sentido em manifestações artísticas que privilegiam apenas a forma. ✂️ d) A estrofe em questão é formada por versos dodecassílabos. ✂️ e) Há uma ruptura na estrutura do soneto, uma vez que essa forma é estruturada em quatro
estrofes de quatro versos cada.