Os conhecimentos de fisiologia são aqueles básicos
para compreender as alterações que ocorrem durante as
atividades físicas (frequência cardíaca, queima de calorias,
perda de água e sais minerais) e aquelas que ocorrem
em longo prazo (melhora da condição cardiorrespiratória,
aumento da massa muscular, da força e da flexibilidade
e diminuição de tecido adiposo). A bioquímica abordará
conteúdos que subsidiam a fisiologia: alguns processos
metabólicos de produção de energia, eliminação e
reposição de nutrientes básicos. Os conhecimentos de
biomecânica são relacionados à anatomia e contemplam,
principalmente, a adequação dos hábitos posturais, como,
por exemplo, levantar um peso e equilibrar objetos.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais : Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Em um exercício físico, são exemplos da abordagem
fisiológica, bioquímica e biomecânica, respectivamente,
a) a quebra da glicose na célula para produção de
energia no ciclo de Krebs; o aumento da frequência
cardíaca e da pressão arterial; o tamanho da passada
durante a execução da corrida.
b) a quebra da glicose na célula para produção de
energia no ciclo de Krebs; o tamanho da passada
durante a execução da corrida; o aumento da
frequência cardíaca e da pressão arterial.
c) o tamanho da passada durante a execução da corrida;
o aumento da frequência cardíaca e da pressão
arterial; a quebra da glicose na célula para produção
de energia no ciclo de Krebs.
d) o aumento da frequência cardíaca e da pressão
arterial; a quebra da glicose na célula para produção
de energia no ciclo de Krebs; o tamanho da passada
durante a execução da corrida.
e) o aumento da frequência cardíaca e pressão arterial;
o tamanho da passada durante a execução da
corrida; a quebra da glicose na célula para produção
de energia no ciclo de Krebs.