Leia a situação hipotética abaixo.
Em uma escola de educação infantil, o
monitor de apoio percebe que uma criança
com deficiência intelectual está tendo
dificuldades em acompanhar as atividades
em grupo, especialmente durante as
dinâmicas que envolvem o uso de materiais
pedagógicos, como blocos de construção e
jogos colaborativos. A criança se sente
frustrada ao não conseguir realizar as
tarefas de acordo com o ritmo dos colegas,
o que acaba gerando momentos de retração
e isolamento. O monitor observa ainda que a
criança tem facilidade em atividades mais
tranquilas, como desenhos e jogos de faz de
conta.
Nesse contexto, a ação CORRETA do
monitor escolar, é:
✂️ a) organizar atividades físicas e de competição,
para estimular a criança a se integrar ao grupo
e se superar em relação aos outros, visando
uma experiência mais intensa de socialização. ✂️ b) incentivar a criança a ficar isolada durante
as atividades mais dinâmicas, permitindo que
ela participe apenas de momentos mais
tranquilos, para evitar situações de desconforto
e pressão. ✂️ c) misturar atividades de colaboração e
individualidade permitindo que a criançaparticipe de maneira gradual, no seu ritmo
promovendo a integração com os colegas. ✂️ d) evitar frustrações da criança proporcionando
a ela atividades mais tranquilas, como
desenhos e jogos de faz de conta
aprimoramento o desenvolvimento das
habilidades motoras e individuais.