Leia a situação hipotética abaixo.
Ana, monitora em uma creche que atende
crianças de 01 a 03 anos, percebeu que umadas crianças do grupo demonstrava
relutância para escovar os dentes após o
almoço. A criança chorava e se recusava a
participar da rotina de higiene bucal.
Preocupada com a situação, Ana decidiu
investigar a causa do comportamento e
descobriu que, em casa, a criança não tinha
o hábito de escovar os dentes e que os pais
estavam enfrentando dificuldades para
implementar essa prática.
Nesse contexto, assinale a alternativa que
apresenta a ação CORRETA da monitora
Ana para integrar a criança à rotina de
higiene bucal da creche.
✂️ a) Desenvolver atividades lúdicas com
fantoches e histórias que abordem a higiene
bucal, criando um ambiente acolhedor para que
a criança se sinta motivada a participar do
momento de escovação, além de enviar
orientações aos pais sobre a continuidade do
hábito em casa. ✂️ b) Priorizar a supervisão das demais crianças
durante a escovação, garantindo que todas
sigam a rotina, e deixar a criança resistente
sem intervenção, para evitar que o momento de
higiene se torne motivo de tensão. ✂️ c) Forçar a criança a participar da escovação
imediatamente, sem respeitar o tempo de
adaptação, com o objetivo de garantir a
uniformidade da rotina de higiene bucal no
grupo. ✂️ d) Substituir o momento de escovação por outra
atividade para evitar conflitos, explicando que a
higiene bucal pode ser trabalhada futuramente,
quando a criança estiver mais madura e
receptiva ao hábito.