A educação infantil e os anos iniciais do ensino
fundamental no Brasil passaram por diversas
transformações ao longo do tempo, influenciadas por
mudanças sociais, políticas e culturais. Com a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de
1996, novas concepções foram incorporadas ao
currículo escolar, modificando as abordagens
pedagógicas.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a história e a
evolução da educação infantil e dos anos iniciais do
ensino fundamental no Brasil.
✂️ a) A educação infantil no Brasil sempre foi
regulamentada e universalizada desde o início do
século XX, sendo uma prática obrigatória para todas
as crianças, independentemente de sua classe social
ou condição econômica. ✂️ b) A educação nos anos iniciais do ensino
fundamental no Brasil, a partir da década de 1990,
passou a ter uma maior valorização, com ênfase no
desenvolvimento integral da criança, garantindo que
todas as crianças tenham acesso ao ensino básico. ✂️ c) Antes da década de 1990, a educação infantil no
Brasil era tratada como uma extensão das tarefas
domésticas, sem qualquer estrutura pedagógica ou
intervenção formal, sendo limitada a algumas camadas
da população de classes mais baixas. ✂️ d) A inclusão da educação infantil no Brasil no ensino
obrigatório foi estabelecida pela Constituição de 1988,
que garantiu o acesso universal para todas as crianças
até seis anos de idade, embora não tenha sido
implementada de forma eficaz até os dias atuais. ✂️ e) A educação infantil no Brasil sempre foi integrada
aos anos iniciais do ensino fundamental, com a mesma
estrutura curricular e a mesma concepção pedagógica,
até a criação da LDB de 1996.