Questões Pedagogia Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental
A organização de aulas dinâmicas e interdisciplinares tem se mostrado uma estratégia ef...
Responda: A organização de aulas dinâmicas e interdisciplinares tem se mostrado uma estratégia eficaz para promover o aprendizado significativo e contextualizado, permitindo aos alunos estabelecerem conexões...
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa B
Na perspectiva da pedagogia contemporânea, o aprendizado torna-se realmente significativo quando o estudante é capaz de conectar novos conteúdos a seus conhecimentos prévios e às experiências que já vivenciou. De acordo com Ausubel, psicólogo e educador norte-americano, conhecido por suas contribuições à teoria da aprendizagem significativa, essa forma de aprendizagem é muito mais efetiva do que a simples memorização de dados. Práticas como a aprendizagem baseada em projetos, os estudos de caso e o uso de tecnologias educacionais refletem bem essa concepção, pois estimulam a construção ativa do saber.
A alternativa B é a incorreta e, portanto, representa a resposta certa para esta questão. Ela afirma que as metodologias interdisciplinares devem priorizar apenas a prática, desconsiderando a teoria — o que está equivocado. Na verdade, é justamente a articulação entre teoria e prática que permite uma aprendizagem consistente e duradoura. A teoria oferece o embasamento necessário para que o aluno compreenda e aplique o conhecimento de modo reflexivo e consciente.
Análise das outras alternativas
A: Correta, pois reconhece que a abordagem interdisciplinar estabelece pontes entre diferentes campos do saber, ampliando a visão de mundo dos alunos e favorecendo uma compreensão mais integrada da realidade.
C: Também correta, já que valoriza a flexibilidade das aulas e a participação ativa dos estudantes — aspectos fundamentais para estimular a reflexão e a interação, elementos chave da aprendizagem significativa.
D: Correta, porque destaca o uso de estratégias diversificadas, como projetos e pesquisas, que incentivam a colaboração, a autonomia e a aplicação prática do conhecimento — princípios centrais da educação interdisciplinar.
E: Correta igualmente, pois evidencia que metodologias dinâmicas e interdisciplinares tornam o aprendizado mais envolvente e relevante, ao relacionar o conteúdo escolar com situações concretas do cotidiano dos alunos.
Na perspectiva da pedagogia contemporânea, o aprendizado torna-se realmente significativo quando o estudante é capaz de conectar novos conteúdos a seus conhecimentos prévios e às experiências que já vivenciou. De acordo com Ausubel, psicólogo e educador norte-americano, conhecido por suas contribuições à teoria da aprendizagem significativa, essa forma de aprendizagem é muito mais efetiva do que a simples memorização de dados. Práticas como a aprendizagem baseada em projetos, os estudos de caso e o uso de tecnologias educacionais refletem bem essa concepção, pois estimulam a construção ativa do saber.
A alternativa B é a incorreta e, portanto, representa a resposta certa para esta questão. Ela afirma que as metodologias interdisciplinares devem priorizar apenas a prática, desconsiderando a teoria — o que está equivocado. Na verdade, é justamente a articulação entre teoria e prática que permite uma aprendizagem consistente e duradoura. A teoria oferece o embasamento necessário para que o aluno compreenda e aplique o conhecimento de modo reflexivo e consciente.
Análise das outras alternativas
A: Correta, pois reconhece que a abordagem interdisciplinar estabelece pontes entre diferentes campos do saber, ampliando a visão de mundo dos alunos e favorecendo uma compreensão mais integrada da realidade.
C: Também correta, já que valoriza a flexibilidade das aulas e a participação ativa dos estudantes — aspectos fundamentais para estimular a reflexão e a interação, elementos chave da aprendizagem significativa.
D: Correta, porque destaca o uso de estratégias diversificadas, como projetos e pesquisas, que incentivam a colaboração, a autonomia e a aplicação prática do conhecimento — princípios centrais da educação interdisciplinar.
E: Correta igualmente, pois evidencia que metodologias dinâmicas e interdisciplinares tornam o aprendizado mais envolvente e relevante, ao relacionar o conteúdo escolar com situações concretas do cotidiano dos alunos.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários