1Q954705 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Professor de Educação Básica I, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025Ao discutir a questão da inclusão escolar, Mantoan (2013) defende o ponto de vista de que ✂️ a) a igualdade de direitos na escola significa tratar todos os alunos de forma idêntica, isto é, educandos igualados e tratados segundo a identidade que lhes fora atribuída. ✂️ b) o trabalho colaborativo, próprio da pedagogia da diferença, organiza-se em redes, nas quais o saber circula horizontalmente, sem hierarquia. ✂️ c) a educação inclusiva tem como objetivo padronizar o comportamento dos alunos para que se adaptem tanto às normas escolares quanto às exigências da sociedade. ✂️ d) o professor precisa customizar os atendimentos, adaptando as atividades e os conteúdos aos alunos conforme o tipo de deficiência de cada um. ✂️ e) a pedagogia da diferença congela identidades e, em função dessa estabilidade construída, estabelece um campo específico, uma fórmula padrão para atuar com cada uma delas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro