Ensinar matemática no enfoque da didática da matemática implica aceitar uma mudança profunda nas relações
entre os alunos, o professor e o saber. Conforme Moreno
(In : Panizza et alii , 2006), se o que se quer é que os
alunos tomem consciência de que fazer matemática é
resolver problemas e refletir sobre eles, para isso é preciso
ter como objetivo específico do ensino o desenvolvimento
de certas competências e atitudes nos alunos que lhes
permitam, entre outros,
✂️ a) priorizar a memorização de fórmulas e cálculos para
alcançarem a eficiência na resolução de problemas
matemáticos. ✂️ b) saber que podem decidir entre usar materiais, desenhos, representações mentais, cartelas numéricas,
cálculos memorizados etc. ✂️ c) considerar que o processo de resolução de problemas matemáticos depende do domínio técnico dos
cálculos. ✂️ d) seguir o método padrão indicado pela abordagem
didática da matemática para resolver problemas,
garantindo uniformidade nos resultados. ✂️ e) conscientizar-se de que os problemas matemáticos
têm uma forma única e específica de solução correta
e buscar encontrá-la com dedicação.